Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, April 10, 2012

Visão e inteligência

No livro Tanta inteligencia, tan poco rendimiento, da espanhola  Maria Pilar Vergara Gimenez, ela fala da chave secreta que é o desenvolvimento da visão para desbloquear a aprendizagem. Os problemas visuais podem estar relacionados com as muitas etapas do desenvolvimento afetando o rendimento escolar, as atividades esportivas e a vida de modo geral.

A neurociência tem nos mostrado que somos seres visuais, onde 80% do nosso cérebro funciona de uma ou outra forma relacionado com a visão. Dos 3 milhões de nervos do cérebro, 2 milhões são dos olhos. E, cada olho manda ao cérebro 1 bilhão de mensagens durante cada segundo. Estas e outras informações estão no livro da Dra Pilar, optometrista que nos dá dicas de aprendizagem com nossos filhos.

Um dos inúmeros exercícios que ela sugere é a brincadeira do código secreto. Usamos uma cartolina com letras do alfabeto de forma desordenada (como um caça palavras) e os números de 1 a 9, na primeira linha e na primeira coluna, apenas. Damos a criança um código, com os números que indicam linha e coluna correspondente para que busquem a palavra 'escondida'. Assim  se objetiva atividades de convergência e divergência, flexibilidade no foco,  movimentos de nível superior (muito usados para leitura).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home