Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, April 27, 2010

Desempenho do cérebro


Observando as gotas de chuva no vidro do carro, fico por um tempo querendo adivinhar onde cairá a próxima gota. Gota a gota me perco em meus pensamentos procurando encontrar lógica nas gotas da natureza.

Ontem lia um artigo sobre como exercitar o cérebro seguindo a tendência de manter-se em forma, até com os pensamento cerebrais:
"Like physical fitness, brain fitness can also be improved through exercise. As often happens, however, commercial products are rushing into the market ahead of research evidence on whether they work..."

A educação condutiva é fascinante principalmente neste aspecto. O cérebro das crianças está em constante atividade enquanto realizando suas tarefas. Em cada atividade eles repetem: sempre que mantenho meus pés no chão, penso neles nesta posição, verbalizo esta ordem, escuto uma música com esta ação. O cérebro não está `lá longe`, está sempre presente em cada movimento de todas as sequências que realizamos durante o dia.

Sinto o peso do saquinho de feijão na minha mão, observo ele caindo, escuto o barulho, percebo o movimento. Percebo e canto a música desta ação. Reforço, gravo, aprendo. Eu estou sempre na busca de uma forma mais acertada para exercitar o cérebro de meus filhos, busco para eles qualidade de vida, desempenho, novas aquisições.

É como se eu adivinhasse onde fosse cair aquela gota de chuva, buscando acertadamente a melhor forma de ela se acomodar. Posso estar procurando no lugar errado, ou de forma alguma encontrarei o melhor lugar. Como as gotas de chuva, posso por um momento adivinhar, mas nunca terei certeza do lugar certo.

De todas as formas tento. Um tentativa que depende deles, de mim e também do condutor. O condutor que observa e avalia os pequenos ganhos, oferecendo uma tarefa um pouco mais difícil na próxima vez. O condutor que tem que estar atento, ágil, e modificando sempre cada ação buscando desempenho.

Prometo que vou continuar buscando, sempre o melhor, para o desempenho deles. E no final não determinar a posição de cada gota, mas apreciar a forma harmônica como cada uma se posicionou no todo de seu ambiente. Posicioná-los em nosso mundo, igual a todas as outras gotas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home