Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, April 06, 2010

Banheiro no momento certo


Levo meus filhos ao banheiro para fazer xixi e cocô. É verdade que eles já foram bem menores e esta atividade não existia pois eles ainda usavam fraldas. Agora são muito mais maduros e parcialmente controlam suas idas ao banheiro. Hoje eles são muito maiores e pesados.

Meus gêmeos têm 7 anos e a cada dia reforçamos a necessidade de usar o banheiro como prioridade em relação a algum assunto na TV ou alguma atividade na sala de aula. Eles não querem parar de brincar para ir ao banheiro e muitas vezes acontecem acidentes de xixi nas calças.

Será uma maturidade, uma preguiça ou um descontrole motor? Às vezes sim, às vezes não? O que posso entender é que eles sabem e entendem o momento de ir ao banheiro, mas ainda em alguns momentos esquecem desta prioridade.

Quando a emoção está envolvida, por exemplo na chegada à algum lugar novo, com pessoas desconhecidas. Ou no momento do parabéns a você de um aniversário, ou uma apresentação no colégio. Muitas vezes a gargalhada também leva ao descontrole, e temos xixi no local errado. O erro acontece muitas vezes junto com uma emoção surpresa.

No nosso curso de férias da educação condutiva, muitas vezes oportunizamos pela primeira vez a algumas crianças a oportunidade de ir ao banheiro, de sentar-se no vaso, de saber e entender a hora de ir ao banheiro. Elas ficam muito contentes de conhecer este novo ambiente e de saber que conseguem fazer a ação no local e hora certa.

Autonomia de decisão. "- Eu decido a hora de fazer xixi. E sei onde se faz." Que alegria ter este retorno das crianças.

Também se desenvolve naquele momento o sentimento de gratidão. Visivelmente vejo esta virtude em meus meninos. No entanto concordo com Daniel Defoe, escritor dos anos 1.600, que diz que a gratidão não é uma virtude inerente a natureza humana e que com frequência os homens agem mais de acordo com as vantagens que esperam obter do que com a generosidade pelos favores que hajam recebido.

Um momento muito simples, mas muito importante para nosso dia a dia. Simples aprendizado. Um exemplo de aprendizagem desta virtude: gratidão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home